7 coisas para organizar antes da mudança de casa!

Se tem uma coisa que assusta a qualquer um é uma mudança residencial. A situação exige organização e planejamento nos mínimos detalhes para que nada fique para trás e nem seja perdido ou avariado durante o processo.

Além disso, há toda a decisão sobre o que levar e o que deixar, as dúvidas de como irá se situar na casa nova e muitos outros estresses que podem tornar a experiência um verdadeiro filme de terror.

Porém, com algumas dicas de como iniciar todo o processo, sabendo o que fazer e o que não fazer, a sua mudança será muito mais prazerosa e você poderá colher ótimos frutos nesta nova fase da sua vida, com novos ares e grandes oportunidades. E foi pensando nisso que a Esplanada reuniu aqui 7 dicas para tornar a sua mudança mais leve e organizada!

1 - Antecipe a preparação

Não deixe para a última hora! Separe um tempo para coletar todas as informações que precisa, como empresas de mudanças, onde comprar novos móveis, o que você já pretende levar e o que terá de comprar novo. Anote tudo em um bloco de notas (pode ser virtual mesmo) para que nada saia esquecido e a organização comece a aparecer.

2 - Faça listas

Faça listas

Para garantir que nada seja esquecido, faça as listas de tudo o que você vai levar e precisa comprar. Você pode se basear na lista que começou antecipadamente, mas agora com mais atenção. A melhor maneira de ter tudo certinho é separando a lista por cômodos, como cozinha, quartos, banheiro, ou por categorias, como limpeza, eletrodomésticos e roupas.

3 - Prepare-se para empacotar

Prepare-se para empacota

Sabendo tudo o que você irá levar, é hora de pensar em como irá empacotar. Algumas empresas de transportes e mudanças já oferecem esse serviço, então essa pode ser uma maneira de deixar tudo mais fácil. Caso o contrário, busque por caixas em boas condições e que possam ser fechadas por completo, sem rasgos ou amassados muito comprometedores. Outra opção é comprar caixas específicas para o momento.

4 - Limpe tudo antes da mudança

Limpe absolutamente todos os itens que você precisa levar para a mudança. Cada talher, móvel, tapete, roupa, lençol de cama… Se você já levar tudo limpo, não vai precisar sair lavando tudo ao desfazer a mudança na casa nova. Isso vai te economizar tempo e energia bem quando você mais precisar de ambos.

5 - Roupas na mala

Experimente colocar suas roupas em malas, e não em caixas. As malas costumam ser bem mais limpas e adequadas para o transporte de roupas, além de já ser um item que você precisará levar para o seu novo lar. Dessa maneira, você consegue mandar as roupas para a casa nova com mais segurança, limpeza e organização. Se você tiver várias malas, é possível separá-las por tipos de roupa também.

Esta organização vai ajudar principalmente na hora de colocar tudo de volta ao guarda-roupas. Inclusive, já viu como organizar seu guarda-roupa de maneira eficiente? Leia nosso post e veja como tornar a sua organização ainda mais eficaz.

6 - Conte com uma empresa de mudanças

Tudo em seu lugar

Obter ajuda profissional é uma das melhores maneiras de superar todas as dificuldades da mudança com tranquilidade e sem dores de cabeça. Uma empresa profissional de confiança irá cuidar de todos os detalhes para que você lide apenas com a sua casa, e não com todos os itens que irão viajar com você.

Apesar de o valor ser maior do que apenas contratar um frete, as empresas de mudanças valem a pena pois oferecem serviços completos, muitas vezes com seguro incluso, preparando todos os seus itens com embalagem própria, fazendo o transporte e até ajudando a colocar móveis grandes e pesados em seus respectivos lugares no novo lar. 

Outra dica é verificar se a empresa conta com  serviço de montagem e desmontagem de móveis. Neste caso, você não precisa se preocupar com a desmontagem de racks, mesas, armários ou beliches, pois a própria empresa se responsabiliza por tudo. 

7 - Tudo em seu lugar

Depois de levar tudo para o novo lar, é hora de colocar tudo em seu devido lugar. Quanto antes você organizar as coisas, mais fácil ficará de encontrar qualquer item e de saber exatamente o que você precisará comprar ou readequar no novo espaço.

Para agilizar, coloque cada caixa em seu cômodo e vá desembalando e alocando os itens de cada cômodo, começando pelo banheiro e terminando pela sala ou quarto. Para auxiliar, é bom contar com uma mesa compacta para colocar os pertences antes de ir guardando em seus devidos lugares. 

Neste momento, você pode passar mais um pente fino em seus pertences e descobrir novos itens que talvez não seja útil nessa nova fase da vida. Com isso, a dica é não jogar nada que esteja em condições de uso fora, aproveite para fazer uma boa ação e doar para instituições ou conhecidos que estejam precisando de alguma ajuda. 

Seguindo essas dicas de como fazer sua mudança, você irá se organizar com maior agilidade e facilidade para deixar tudo em ordem. É importante lembrar que, mesmo com tudo organizadinho, é preciso paciência, pois o processo de mudança é repleto de detalhes e imprevistos podem sim acontecer. Mas com calma e cabeça fria, você pode superar cada um desses desafios.

Fechar