Casa organizada: 10 dicas simples e infalíveis para deixar tudo em ordem!

A limpeza da casa pode se transformar em um evento completo e durar um dia ou até mais. Mas, esse longo processo, com a ajuda de algumas mudanças em sua rotina e procedimentos, pode ser reduzido significativamente. 

Além disso, a limpeza e organização da casa pode se tornar uma tarefa agradável. Veja algumas dicas que separamos para ajudá-lo(a) a fazer isso:



  1. Arrume sua cama toda manhã

Primeira atividade do dia, faça sua cama! É difícil sentir qualquer progresso na organização - e na vida - com a cama desarrumada.

Devolva os itens aos seus devidos lugares. Dobre, pendure e guarde qualquer roupa que estiver perdida em seu quarto dentro do guarda-roupa. O que nos leva a outra importante dica...

  1. Se for rápido de fazer - faça agora!



Levar o prato à pia ou na máquina de lavar louça, jogar fora as embalagens de balas e doces, tirar o lixo, limpar a mesa e assim por diante - tudo isso normalmente leva muito pouco tempo.

Portanto, você não deve adiar essas pequenas coisas para mais tarde. Não seja preguiçoso(a)! Crie o hábito e você notará o quanto sua casa ficará mais limpa e organizada, e como você terá menos trabalho durante a faxina principal.

  1. Dê a cada item seu próprio lugar

É muito mais fácil limpar e colocar as coisas em ordem quando cada item tem seu lugar certo para ficar. Nesse caso, durante a limpeza, você só precisa devolver as coisas aos seus lugares originais, e não ficará confuso(a) e perdendo tempo pensando em um novo local para algum item. 

Tente também não jogar coisas por toda a casa, mas coloque-as de volta no lugar imediatamente após o uso.

Dica extra: Se você tiver crianças, ensine-as a guardar seus brinquedos após o uso como se fizesse parte da diversão.

  1. Livre-se de coisas desnecessárias

Muitos de nós temos um certo canto em nossa casa onde guardamos coisas velhas e desnecessárias. Às vezes, essas coisas ocupam não apenas um canto, mas estão espalhadas por todo o apartamento e desorganizam/poluem o espaço.

Muitas vezes parece que aquilo que guardamos por tanto tempo ainda nos será útil. Mas, como mostra a prática, isso acontece muito raramente e, ao mesmo tempo, novas coisas são compradas e guardadas.

Por isso, se você tiver roupas que não usa, separe-as e doe a quem precisa. Se as roupas já não servirem mais para doação por conta de seu desgaste, entregue-as para reciclagem ou apenas jogue fora. Faça o mesmo com o resto das coisas. 

Você pode tentar vender aparelhos eletrônicos em bom estado e outras coisas que não usa. Muitas caixas e coisas quebradas carregam desnecessariamente a casa, pratique o desapego e você verá muito mais espaço livre!

  1. Reserve um tempo para limpeza todos os dias

Tente reservar de 10 a 15 minutos para limpar a casa todos os dias. Pode parecer que esse tempo é muito pequeno, mas, na verdade, durante este tempo você pode fazer muito: colocar as coisas em seus devidos lugares, limpar a poeira das superfícies, lavar todos os pratos, esvaziar a pia, dar uma geral no banheiro, etc. 

Depois de passar algum tempo limpando todos os dias de forma regular, você também notará que a limpeza completa será mais fácil para você pelo fato de que muita coisa já está arrumada.

  1. Coloque as coisas em ordem em paralelo com suas atividades diárias

Faça coisas enquanto anda pela casa. Pegue um copo perdido e leve para a cozinha, organize algumas coisas em seus lugares. 

Você está assistindo a um show? Faça uma limpeza leve e sem distrações paralelamente a isso. A limpeza pode ser feita, por exemplo, enquanto você espera a sopa terminar. Você pode economizar muito tempo assim e sua casa ficará menos bagunçada e mais limpa!

  1. Otimize espaços com móveis multifuncionais

Compre móveis para pequenos espaços com armazenamento incluso. Isso significa encontrar móveis compactos que cumpram várias funções

Exemplo: Em uma pequena sala de estar, você precisa reduzir o que é essencial, pensar em móveis que economizam espaço e reduzir os acessórios ao mínimo te ajudará na organização a longo prazo.

Já uma cama pode funcionar como uma unidade de armazenamento, acomodando itens no espaço embaixo (no caso de camas box baú). 

Em espaços pequenos, usar móveis como armazenamento não é apenas inteligente, mas necessário!

  1. Lave a louça logo após comer

Se você acabou de comer, não deixe a louça suja na pia, lave-a! Provavelmente levará alguns minutos, mas não se formarão montanhas de pratos sujos na pia ou nas mesas, que levarão muito tempo para serem lavados e criarão um ciclo de procrastinação. Evite isso, não pense, só faça!

  1. Envolva sua família no processo de limpeza e organização

Tente acostumar toda a sua família com essas dicas infalíveis: lavar a louça depois de comer, colocar as coisas no lugar, limpar imediatamente a sujeira, etc. Se você tiver a colaboração de todos ou pelo menos da maioria, a bagunça na sua casa não irá se formar!

Divida as etapas de limpeza e organização entre os membros da família, delegue tarefas e crie um cronograma para isso. Além de reduzir o número de tarefas para cada um, também treinará as crianças para se tornarem independentes e mais responsáveis.

  1. Se distraia enquanto organiza!

Se a organização da sua casa for algo tedioso e estressante para você - coloque uma música animada, um programa interessante ou um filme/série que você não se importe de assistir "com o canto do olho", então sua atenção principal será direcionada aos processos associados com a limpeza e organização.

Siga nossas dicas e transforme a organização da sua casa em um momento de distração. Desta forma, pelo menos mentalmente, você não se cansará!



Esperamos que nossas dicas te ajudem a manter a casa sempre organizada sem estresse! E, se for realizar uma mudança residencial, veja antes nossas dicas para organizar a mudança com sucesso.

Com soluções de armazenamento inteligentes a móveis multifuncionais, você terá muito mais organização em todos os cômodos da casa. Conte com a Esplanada, navegue em nosso site!

Fechar