Como escolher o sofá ideal em 4 passos simples!

Como escolher o sofá ideal em 4 passos simples!

Como já falamos aqui, o sofá é a peça principal da mobília da casa. Nele, relaxamos, assistimos a um filme, lemos livros, passamos tardes e noites com amigos e familiares, dormimos depois de um dia difícil, ou seja, ele é parte de nossa vida. E sua qualidade, por sua vez, depende exatamente da escolha do sofá que fazemos.

Os sofás são divididos em vários tipos e formatos principais:

1. Tamanho do sofá

Esse com certeza é o melhor tipo de sofá para casa e decoração. Os sofás retráteis são versáteis, e não é à toa que as palavras combinam, afinal eles se adequam a todo tipo de espaço. Afinal pode acomodar hóspedes e/ou pode ser usado para economizar espaço em sua casa.

Sofá em L ou canto

Para salas de estar espaçosas, os modelos de canto são perfeitos, mas também são uma ótima solução para salas pequenas, pois estes sofás proporcionam lugares suficientes para um grande número de pessoas, mas ao mesmo tempo não ocupam todo o espaço da sala.

Dica extra: Não se esqueça de deixar um espaço livre entre os móveis para que o ambiente não fique carregado e a movimentação ao redor seja livre.

Sofá reto

Este tipo de sofá clássico é capaz de combinar design e sofisticação com a praticidade minimalista. Adequado para todos os cômodos, ele é mais decorativo. Portanto, é uma boa ideia deixá-lo no canto de seu escritório ou decorar com elegância a sala de estar ou uma área de leitura no seu quarto.

 

Sofá modular

O sofá modular pode ter diferentes configurações, o que o torna merecidamente o vencedor na categoria "O sofá mais versátil do mundo". A independência de design dos seus blocos (módulos) permite ajustar o tamanho do sofá em função da sua forma e do número de assentos necessários.

Sofá reclinável

Você pode melhorar ainda mais sua sala escolhendo um sofá reclinável que permite esticar as pernas e relaxar totalmente, principalmente se você tem a intenção de ter mais conforto no seu dia a dia.

Outros itens a serem avaliados na escolha de um sofá são:

2. Material do sofá

Um enchimento de alta qualidade para os sofás é muito importante, pois é ele que garante o conforto anatômico e a maciez do produto.

 

O enchimento mais popular é a espuma de poliuretano, usada em quase todos os sofás. É um material sintético resiliente, que recupera facilmente a sua forma. 

 

A espuma PU, como é chamada, é utilizada em combinação com outros materiais, mas é sempre melhor dar preferência a um sofá, onde, além do enchimento macio, é utilizado um bloco de mola independente. Ele distribui a carga uniformemente e fornece suporte equilibrado durante o pouso, sendo um sofá resistente a peso.

 

É durável, um sofá com espuma de poliuretano pode ser colocado com segurança na sala de estar para uso frequente: sono durante o dia, batalhas de travesseiros, reuniões em família, entre outras ocasiões.

 

3. Cor

Depois de escolher a decoração e iluminação do ambiente, é hora de pensar nas cores. Uma das melhores partes, né?

 

Se você estiver sem ideias, a cor neutra é uma escolha popular e difícil de errar. Os tons neutros acompanham as tendências, são versáteis e uma opção segura.

 

4. Funcionalidade

Hoje em dia, muitos mudaram para o trabalho home office, então o sofá também está se tornando um espaço de trabalho. 

Algumas lojas de móveis, por sua vez, oferecem sofás com suportes para laptop, prateleiras embutidas, apoios de braços largos e resistentes, e outros atributos para um trabalho confortável no sofá, não apenas para relaxamento. 

Você pode equipar também com os acessórios para sofá, como porta-copos, uma luminária próxima, puffs para colocar os pés ou apoiar objetos, poltronas que ajudam a relaxar, entre outros.

 

Veludo, linho, couro, couro ecológico - existe uma vasta seleção de materiais de estofamento de alta qualidade em muitas cores e tons, para você encontrar aquele sofá que é perfeito, na medida dos seus sonhos!

Escolher um sofá ficou muito mais fácil com essas dicas da Esplanada. Navegue por nosso site e escolha o seu!

Fechar