Como organizar o armário ou despensa da cozinha?

Manter seu armário ou despensa arrumados é a chave para a funcionalidade e para facilitar a rotina. Tenha o que mais precisa sempre à mão, e o que não utiliza com frequência em lugares estratégicos. 

Se você está reformando, se mudando, ou apenas quer ajeitar seu armário, então continue lendo e aproveite para colocar as dicas que separamos em prática!

Use potes transparentes e coloque etiquetas

Os potes transparentes são uma mão na roda para deixar a despensa organizada. Em vez de deixar os pacotes abertos, espalhando alimento pelas prateleiras e chamando a atenção de insetos, ratos e baratas, você vai deixar cada um em um pote vedado.

Os potes podem ser plásticos ou de vidro, desde que sejam transparentes – para facilitar a visualização dos mantimentos. 

Etiquete cada pote com o nome e data de validade dos alimentos, dessa forma, as chances de você consumir algo que já não está mais no prazo, são bem menores. 

Cestos e caixas

Cestos ou caixas são ótimos aliados da organização, podem ser aquelas caixas de papelão mesmo, ou se preferir, compre algumas de plástico que combinem com o seu ambiente, assim, é possível manter tudo no devido lugar e aproveitar ao máximo todos os espaços.

Esses recipientes são ótimos para guardar alimentos que ficam armazenados por mais tempo ou são produzidos em embalagens menores e podem se espalhar pela dispensa, dando um trabalhão na hora de preparar as receitas.

Produtos industrializados com o rótulo para frente

Parece uma coisa banal, mas manter o rótulo dos produtos industrializados para frente, ajuda a deixar a despensa mais arrumada. Assim, você não confunde as embalagens e fica mais fácil encontrar exatamente o que estava procurando 

Alimentos pela data de vencimento

Os produtos mais novos devem ir para o fundo. Na frente, os que já estão mais próximos da data de vencimento. Isso evita que, na pressa, o mantimento novo seja consumido antes do que está vencendo.

Mantenha os potes sempre limpos

Faça a lavagem dos potes assim que os mantimentos que estavam nele acabarem, mesmo que não vá reabastecê-lo naquela hora.

Manter os potes limpos e secos contribui de forma realmente efetiva para uma rotina mais organizada, já que, assim que uma compra é feita, seu armário e todos os seus utensílios estarão prontinhos para receber e armazenar novos alimentos.

Combata e elimine as traças

Outro problema chato que pode atrapalhar a organização da cozinha, como um todo, é o das traças. Esses bichinhos consomem os grãos e se alastram rapidamente, aparecendo tanto nos armários quanto nos potes de alimentos. Para eliminá-los, ou evitá-los, siga os passos a seguir:

  • Analise toda a despensa e veja se há algum ponto de proliferação dessa praga.
  • Esvazie a despensa e jogue fora os alimentos que estiverem contaminados.
  • Limpe todos os armários e prateleiras com uma solução de vinagre e água morna.
  • Finalize a higienização com uma camada de álcool gel.
  • Limpe cada embalagem da despensa com um pano embebido em vinagre.

Para evitar que o problema aconteça, deixe os armários sempre limpos e arejados, sem a presença de umidade e fique de olho!

Nossa última dica de como manter a despensa organizada é deixar tudo em seu devido lugar. A umidade pode ser um problema, então nada de deixar potes e sacos de alimentos em locais que estejam em constante contato com a água. O excesso de calor também é prejudicial aos alimentos, por isso, evite instalar armários e prateleiras em locais expostos ao sol ou perto do fogão.

Tenha um bloco de notas na despensa

Com certeza você já foi ao supermercado e esqueceu de levar algum produto. Para que isso não aconteça mais e a despensa esteja sempre abastecida com tudo o que sua família precisa, deixe sempre por perto um bloco de anotações.

Toda vez que um produto acabar, faça uma anotação no bloquinho. Quando chegar a hora de fazer compras, a sua lista já estará pronta. Bem mais fácil!

Está vendo? Nem é tão difícil assim manter seu armário ou despensa organizados. Siga as nossas dicas e você vai ver que a rotina ficará muito mais fácil, além de manter sua cozinha muito mais limpa e organizada!

Fechar