Cozinha organizada: 10 dicas simples e práticas!

Embora uma boa limpeza e organização não alterem o design da sua cozinha, farão com que este espaço funcione melhor para você. Quando tudo é fácil de encontrar e a preparação da refeição é feita rapidamente, você vai se sentir bem e literalmente “em casa” na sua cozinha. 

Depois de explorar o segredo de algumas das cozinhas mais arrumadas, aqui estão algumas dicas simples e práticas de organização. Vá em frente, pegue emprestado essas ideias brilhantes de como deixar a cozinha sempre limpa e organizada!



  1. Faça bom uso do espaço vertical

Ganchos, nichos e armários de cozinha retiram os itens de sua bancada e ficam lindos expostos. Embora você não queira que os espaços das paredes pareçam desorganizados, as cozinhas certas combinam espaço aberto a oportunidades de armazenamento.



  1. Armazene itens de uso recorrente perto

Pense em como você usa sua cozinha. O que o(a) incomoda na configuração atual? Os utensílios e aparelhos eletrodomésticos que você usa com mais frequência ao cozinhar devem ser colocados ao seu alcance imediato. 

Já os itens menos usados você pode manter ​​longe. Você não precisa ter que atravessar a cozinha para pegar algo no meio da preparação de uma refeição.



  1. Mantenha tudo limpo, principalmente quando se trata de cozinha!

Não só os balcões ou ilhas de preparação são mais fáceis de manter limpos, mas também tornam qualquer espaço mais organizado. Mantenha o lixo orgânico, restos de alimentos, a reciclagem e outros detritos comuns longe do seu espaço para cozinhar!



  1. Se livre de utensílios e eletrodomésticos desnecessários

Aquele descascador que você usa o tempo todo? Mantenha-o! Mas você realmente precisa de um cortador de banana ou um furador de coco? 

Se você não quiser se livrar de alguns de seus aparelhos e utensílios, experimente retirá-los da cozinha e veja quantas vezes você vai precisar pegá-los de volta. Se já se passaram mais de seis meses, é hora de doar!



  1. Mantenha seus potes organizados no armário

Isso não significa que todos eles precisam estar devidamente rotulados com o nome do produto que tem dentro, mas significa verificar no rótulo se eles não estão vencidos, se você não adquiriu duplicados e se não há vasilhames perdidos por aí. 

Além disso, não importa como você decida armazená-los, certifique-se de que seja fácil ver de fora o que tem dentro. Potes herméticos transparentes podem realmente ajudar você a mantê-los em ordem em um armário ou direto nas prateleiras da geladeira. 

Se ainda assim sua coleção de recipientes plásticos estiver muito grande, tente jogar fora os que estejam manchados, rachados ou não vede corretamente. 

Outra dica é usar um organizador com divisórias para separar as tampas, talheres e as "Tupperwares" por tamanho, desta forma você saberá rapidamente onde estão no armário ou na gaveta.



  1. Defina um lugar para cada tipo de objeto da sua cozinha

Gavetas designadas para utensílios, pratos, panos de prato, potes, panelas, tampas, ajudarão a garantir que as coisas voltem para onde pertencem depois de usadas. 

Parece simples, certo? Mas quando seu parceiro ou filhos estão ajudando na limpeza e arrumação, eles podem ser um pouco desligados. Um local organizado torna mais fácil e prazeroso cozinhar, além de ajudá-la(o) a encontrar seu batedor na próxima vez que você estiver precisando.



  1. Sempre limpo, de novo!

Não importa o quão organizado seja um espaço, se ele não estiver limpo, você vai sentir!

A bagunça da cozinha pode realmente aparecer, então, uma vez por semana, faça uma limpeza mais profunda onde você guarda os eletrodomésticos, têm as prateleiras, paredes e armários que podem respingar e acumular sujeira.



  1. Use organizadores na geladeira

Quer mudar a aparência da sua geladeira? Os potes herméticos são a melhor escolha!

Agrupe os itens e alimentos soltos, separando-os por categoria dentro do pote (se quiser vale rotular, mas por serem transparentes facilitam o processo de identificação do conteúdo). Eles podem ser usados ​​para tornar os lanches mais acessíveis e conservar condimentos e temperos por  muito mais tempo.

Outros itens como divisórias de gaveta, caixas e cestos evitarão bagunça e desordem nas gavetas e armários.



  1. Reconheça suas necessidades

O armazenamento aberto ajuda a adicionar personalidade à sua cozinha e mantém alguns dos itens mais usados ​​sempre disponíveis. Porém o armazenamento fechado, permite que você guarde as coisas com mais segurança e reduz a bagunça visual. Além disso, mantém pratos e copos menos empoeirados. 

Antes de mais nada, conheça suas necessidades e aí é só usar os dois tipos de armazenamento na cozinha a seu favor!



  1. Se necessário, use etiquetas!

Não tenha medo de comprar um rotulador se for necessário. Mais uma vez, as etiquetas permitem que todas as pessoas da casa guardem as coisas no seu devido lugar. Como já falamos aqui, elas também funcionam bem em potes que vão na geladeira.



Final de ano chegando e nada melhor do que fazer aquela faxina para desapegar do que não usa mais e renovar a decoração - e arrumação - da sua cozinha!

Ficou muito mais fácil manter a cozinha arrumada e limpa com essas dicas, não é mesmo? Depois compartilhe com a gente o resultado.

Fechar