Decoração Clean: 7 dicas para usar em casa!

Decoração clean: o que é? Veja como usar na sua casa!

“Clean”, o termo que se traduz do inglês para "limpo" se popularizou na moda, no design e na arquitetura como conceito de um visual mais leve, com cores claras e muita harmonia.

Uma decoração clean se baseia no contexto de que não há exageros. As cores claras como bege, tons pastéis e o próprio branco, dominam os diversos itens e paredes, causando uma sensação de leveza e calmaria que agrada muito no olhar. Essa forma de decoração também é ótima para quem opta por um estilo mais minimalista e não gosta de chamar atenção com objetos extravagantes.

Guia de cores para decoração clean

Quem opta por uma decoração mais clean precisa ficar atento para não deixar tudo sem graça. As cores em tons pastéis ficam lindas se aplicadas com sabedoria e respeitando uma paleta que transmita toda a leveza que você almeja. 

A preferência é para pisos claros e móveis que acompanhem o mesmo. Os tons pastéis podem se envolver entre eles, atraindo o olhar para um ponto ou outro do imóvel, mas nunca devem ser aplicados em abundância. 

O segredo para balancear bem é escolher um ponto específico de cada cômodo e aplicar algum objeto colorido de forma a iluminar o ambiente e não roubar toda a atenção.

Muita luz

O visual clean requer um bom projeto de iluminação, de preferência com janelas grandes e sem obstruções. As cortinas devem ser bem leves e respeitar a paleta de cor do ambiente. O visual mais claro ajuda a luz natural a se propagar melhor pelo ambiente e torna o espaço todo mais confortável.

Para o período noturno, conte com luzes embutidas em diversos pontos, de forma a eliminar sombras duras, e sempre apostando em luz branca. Luminárias pendentes também podem compor o visual, mas sem exageros.

A mobília conta muito para o estilo clean

Assim como em todo estilo de decoração, na decoração clean, a mobília tem um papel muito importante e deve ser escolhida com carinho. Como a ideia é a de um espaço arrumado e limpo, o uso de móveis funcionais é essencial, principalmente nos apartamentos pequenos.

Se você tem crianças, opte por móveis e acessórios que servem para guardar objetos, como aparadores com gavetas, pufs com tampas, mesas, prateleiras, nichos e estantes.

Os móveis que combinam com o estilo clean costumam ser mais retos, sem curvas e detalhes. Lembrar do bordão “menos é mais” é o fator principal nesse estilo, por isso só coloque no ambiente o que realmente for essencial. 

Para aumentar a sensação de conforto, conte com móveis com acabamento em madeira, principalmente em mesas de canto, armários de cozinha, mesa e cadeiras de jantar, cabeceiras de cama ou algum outro móvel que ganhará um destaque no ambiente.

Acessórios de vidro

O vidro oferece um aspecto sofisticado sem poluir demais o visual. Pensando nisso, em peças maiores, escolha pelo acabamento em vidro. Mesas de jantar, mesas de centro, vasos e aparadores ficam ótimo com o acabamento em vidro transparente ou com cores bem claras, sempre seguindo a nossa paleta. 

Seja minimalista

Para uma decoração clean completa, o menos é mais. Isso não quer dizer que objetos decorativos não sejam permitidos, mas sim que eles devem ser utilizados com cautela para que agreguem apenas o suficiente ao ambiente. 

No quarto, por exemplo, você pode optar por camas box com baús embutidos, que não preenchem demais o cômodo e ainda são muito funcionais. Um toque de decoração que cai muito bem para os dormitórios são os varais de luz ou abajures simples e bem direcionados. 

Praticidade acima de tudo

O principal ponto do estilo clean é a praticidade. Por isso, não é necessário pensar em tantos móveis para decoração da sala, quarto ou cozinhas. É possível enfeitar o espaço com poucos objetos, mas que supram todas as necessidades do ambiente de forma simples e funcional.

A decoração clean também pede organização nos mais variados ambientes. A cozinha, por exemplo, deve ter armários o suficiente para alojar todas as suas peças, mas não há a necessidade de extrapolar com estantes e jogos de panelas que nunca serão utilizadas. 

Já na sala de estar o ideal é um raque simples, sem muitos compartimentos para que o visual mais limpo seja implementado. É possível, ainda, fazer a instalação de luzes embutidas nos painéis de TV, deixando o ambiente ainda mais iluminado e o visual muito mais confortável. 

Padronização

O ambiente todo deve contar com uma padronização de cores e estilos para que o clean seja o protagonista. Peças muito clássicas ou vintages acabam por tirar o estilo do mapa e transformam o ambiente em uma mistura de estilos que carrega a decoração de forma negativa.

O mesmo acontece nos itens de decoração com cores ou mesmo designs diferentes. Manter o visual é primordial quando se pensa em decoração clean.

Agora que você já conhece um pouco mais do estilo, deixe a criatividade te guiar e levar o clean para dentro do seu lar!

Fechar