Decoração de sala de estar: tudo que você precisa para se inspirar

A sala de estar é sem dúvida um dos espaços mais importantes da sua casa. É onde sua família se reúne à noite, onde você relaxa em uma tarde de sábado e geralmente é a porta de entrada para seus convidados.

Em tempos de isolamento social e trabalho home office, a sua sala de estar muito possivelmente tenha se tornado o centro de todas as atividades. Mas agora, mais do que nunca, é importante fazer desta sala multifuncional, um refúgio para descanso, relaxamento e conforto.

Vai decorar sua sala? Juntamos ideias lindas para você usar como referência em sua sala de estar. Da decoração ao design e ao mobiliário, se você procura inspiração para a sua sala de estar, veio ao lugar certo!

Mude o layout



O layout clássico de uma sala de estar é posicionar o sofá de frente para a TV, mas e se fosse para a janela ou outro sofá? 

Considere otimizar seu espaço ao máximo e organize seu sofá de uma forma que faça mais sentido para você. O primeiro passo é garantir que o layout da sua sala de estar seja funcional para as suas necessidades.

Sua TV pode até ser encaixada em um painel com portas e gavetas que permanecem fechadas com objetos que não estão em uso, e exibem outros que conferem a personalidade do seu ambiente.



O neutro é sempre uma boa ideia

Tons neutros são as cores universais para se criar um espaço clean em casa. Espalhar vários tons diferentes de creme em uma sala a deixa mais moderna e sofisticada. 

Por exemplo, escolha um tom para as paredes, outro para o sofá e poltronas, outro para a manta, almofadas, tapetes e cortinas.



Transforme o ambiente com papel de parede

O papel de parede está de volta à moda , e por boas razões. Com tantas opções, encontrar a impressão ideal para sua casa está a uma rápida pesquisa de distância.

Ao estilizar o papel de parede, lembre-se de que todas as paredes não precisam ser cobertas: escolha uma parede de destaque e opte por marcas adesivas que podem ser removidas caso você enjoe ou queira renovar a decoração.




Aposte em texturas e camadas

Conforto é a chave para uma sala de estar relaxante, e texturas são uma forma segura de inspirar calma e aconchego. Além disso, você pode usar mantas e casar com diferentes estilos de tapete, criando camadas de sofisticação ao ambiente.

Brinque com a textura. A textura é fácil de passar despercebida ao decorar uma sala de estar, especialmente porque não a vemos, apenas a tocamos. 

Mas é importante para tornar a sala de estar aconchegante, e isso vale para texturas de pelúcia que apelam ao toque, e também a texturas mais duras que adicionam contraste. Inclua couro, algodão, lã, metal, pedra, vidros, plantas e tantas outras texturas que forem possíveis.



Misture estofados

Claro, a maioria das lojas de móveis oferece a opção de comprar uma sala de estar inteira com estofamento combinando, mas isso não significa que você deva fazer isso.

Em uma área de estar formal, o estofado combinando pode dar uma sensação de maturidade e ordem, mas se você quiser que uma sala de estar seja aconchegante e acolhedora, misture e combine suas peças estofadas para dar ao design um pouco mais de personalidade.

Uma das maneiras mais seguras de fazer isso é misturar cadeiras de couro com sofás de tecido ou vice-versa, para que os materiais se contrastem de maneira obviamente intencional. 

Confere ao design da sala de estar alguma diversidade, o que também pode dar aos membros da família diferentes opções de acordo com suas preferências de assento.

Inclua um sofá colorido

Já que o sofá é o móvel que ocupa mais espaço na sua sala, por que não ousar com a cor?

Quer se trate de um lindo azul ou de um verde elegante, deixe a cor do seu sofá guiar o resto das suas decisões decorativas. Projetos vibrantes são opções excelentes para salas pintadas em cores neutras.



Escolha dos tecidos do sofá

Por falar em estofados, é muito importante que os assentos da sala de estar não sejam apenas confortáveis, mas resistentes. O que isso significa dependerá da sua família!

Você pode ter bebês ou crianças pequenas, animais de estimação. Em geral, os tecidos de tons médios são a aposta mais segura, pois tons muito claros ou escuros de sofá mostram prontamente sujeira e desgaste.



Traga o exterior para dentro

Estamos falando de: PLANTAS! Com muitos benefícios para a saúde, as plantas dentro de casa têm a capacidade de transmitir uma sensação de calma. 

Criar uma conexão com a natureza em sua sala de estar inspira instantaneamente tranquilidade, e as plantas são uma ótima maneira de fazer isso.

Você pode conhecer opções de plantas fáceis de cuidar e manter em casa, daquelas que enchem o espaço de vida e bem-estar.



Elimine a desordem

Muita coisa espalhada pela sala pode ter um efeito negativo em sua saúde mental e física, fazendo você se sentir mais estressado do que relaxado. Portanto, organize sua sala de estar para garantir que continue sendo um espaço que você pode associar à serenidade. 

Nas palavras de Marie Kondo, mantenha apenas itens que ‘despertem alegria’. Use prateleiras, aparadores, nichos e armários organizadores para armazenamento de itens menores.



Iluminação adequada

Deixe a luz entrar! A exposição à luz do dia pode melhorar seu bem-estar, aumentar sua conexão com a natureza e ajudar a acalmar o ambiente e sua mente. Além de render lindas fotos da sua sala.

Ao entardecer, uma mistura de luminárias de mesa, luminárias de chão e spots, criarão um jogo de luzes mais suave, tornando o ambiente mais relaxante, propício para leituras e momentos de lazer.



Adicione espelhos

De acordo com especialistas em Feng Shui, os espelhos podem dobrar o que está na frente deles, então usar um espelho (ou dois) em sua sala de estar pequena pode instantaneamente torná-la maior.

 

Pendure espelhos de preferência em frente a uma janela ou porta para refletir a luz.

 

 

Escolha um tapete grande

 

Um tapete pode fazer uma sala de estar pequena parecer maior. O melhor de tudo é que ele também fornecerá um elemento de calor e terá uma aparência brilhante em contraste com o piso.



Puffs são bem-vindos

Em um espaço pequeno, puffs são sua nova arma secreta. Não só são elegantes e ocupam pouco espaço (sério, podem até ser guardados embaixo de uma mesa lateral ou de centro), mas também podem servir a muitas funções diferentes, como de um assento extra, por exemplo.



Decore sua mesa de centro

O design da sua sala está quase pronto, mas falta um toque final? Enfeite sua mesa de centro com livros, vasos, decoração e flores para dar aquele visual digno do Pinterest. 

Brinque com a escala (variar objetos altos e curtos funciona bem). Também é legal agrupar objetos semelhantes, trocar a decoração sazonalmente e/ou misturar as texturas e cores de seus objetos decorativos.



Por fim, crie um espaço confortável que reflita seu estilo e personalidade

Uma escolha moderna de móveis e itens decorativos irá ajudá-lo a em combinações mais ousadas, funcionais e de opções quase ilimitadas. Use e abuse da criatividade e insira mais personalidade à sua sala de estar! 



E aí, você já decorou uma sala de estar pequena para torná-la mais aconchegante e espaçosa? Ou você fez alterações em uma sala de estar grande para torná-la mais aconchegante? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários.

Fechar