Dicas caseiras de como limpar o sofá

Como limpar o sofá: dicas caseiras para manter o sofá limpinho

Um dos móveis mais usados, o sofá é o preferido das famílias nos momentos de lazer da atualidade. Por isso é extremamente comum que ele fique sujo e com aspecto de manchado que ninguém gosta. Mandar o sofá para lavar todo mês sobrecarrega o bolso de qualquer um, sem contar que não é nada prazeroso passar o dia inteiro sem o sofá em casa. 

Pensando nisso, reunimos algumas dicas de limpeza de sofá caseiras que podem ser feitas inclusive com toda a família reunida.

Antes de tudo...

O primeiro passo para uma boa limpeza é observar e encontrar os pontos de maior atenção de acordo com o modelo de sofá. Sofás comuns de dois ou três lugares costumam acumular sujeira apenas nas beiradas. Já os sofás de canto merecem uma atenção maior na junção das partes e, se ele puder ser desmontado, facilita ainda mais a limpeza. 

Se a mira da limpeza for um sofá cama, atente-se para limpá-lo nas duas posições, dando preferência para a qual você mais usa. 

Conte com o aspirador de pó: seu melhor amigo

Todo sofá pode ser limpo com o aspirador de pó. O ideal é fazer essa manutenção ao menos uma vez na semana para que a poeira acumulada seja retirada e o aconchego fique mais saudável.

Com o aspirador em mãos, é importante prestar atenção nos cantinhos que mais acumula dejetos de alimentos e poeiras. Em sofás reclináveis, por exemplo, pode ser interessante mexer na posição do encosto para se certificar que o máximo de sujeira foi aspirado.

O aspirador vai manter aquele visual de novo evitando o acúmulo de poeira e sujeiras do dia a dia, como farelos ou pelos dos animais.

A limpeza imediata para cada modelo de sofá

O maior segredo para fazer com que o sofá permaneça sempre limpinho é fazer uma limpeza imediata sempre que sujar. Para isso, lenços umedecidos são ótimos aliados. Mas algumas manchas podem sobreviver e é para isso que você precisa ter conhecimento do tecido do seu sofá, olhando na etiqueta e entendendo como este pode ser lavado.

Dentre os principais tipos de sofá existentes, temos:

  • Suede;
  • Chenille;
  • Linho;
  • Veludo;
  • Microfibra;
  • Vinil;
  • Couro;
  • Camurça.

Limpeza úmida com vinagre

Uma receita muito eficiente é o uso de água morna com vinagre, ideal para sofás de linho, veludo e de tecidos em geral. Você precisa, simplesmente, combinar um litro de água morna com 250 ml de vinagre e então ir aplicando pelo móvel. A mistura é excelente para remover a sujeira comum e pode até remover manchas, desde que aplicada com mais pressão.

Caso a sujeira esteja muito profunda, utilize o lado macio de uma esponja ou até mesmo uma escova com cerdas macias para não danificar o tecido. Quando finalizar, você pode deixar o sofá secar naturalmente.

Limpeza úmida com detergente neutro

Para sofás de camurça, couro, courino ou até mesmo napa, a água em temperatura ambiente e um pouco de detergente neutro fazem a magia acontecer.

Com a mistura, pegue um pano macio e deixe úmido, em seguida passe-o levemente pelo sofá com movimentos repetitivos. Tome muito cuidado para não molhar demais o tecido, pois pode acabar danificando o sofá. O segredo é torcer bem para que o pano esteja levemente úmido, e não ensopado. 

No caso de couro e courino, um produto de conservação, como silicone líquido, é altamente recomendado para evitar rachaduras e manter o estofado firme e brilhante.

Limpeza a seco com álcool       

Se o seu sofá aponta que é necessário limpeza a seco, o álcool pode ser a melhor opção. O processo é bem simples, coloque o álcool líquido em um borrifador que espirre o líquido bem aberto e dê leve borrifadas à distância no móvel. Com um pano seco, esfregue o tecido e pronto, a limpeza está completa.

Caso ainda existam manchas, você pode repetir o procedimento, mas nunca abuse do álcool ou espirre de muito perto.

Limpeza a seco com bicarbonato de sódio

Uma ótima opção para todos os tipos de sofá é a combinação de bicarbonato com amaciante. Essa mistura é ótima para retirar odores indesejados caso algum animal de estimação tenha passado por ali ou se derrubar alguma comida ou bebida que precise de um produto mais forte para remover. 

Em um borrifador, acrescente 1 litro de água, ¼ de álcool, 1 colher de sopa de bicarbonato, ½ copo de vinagre e 1 colher de sopa de amaciante. Borrife a mistura por todo o sofá, respeitando a distância em caso de tecidos delicados que exigem a limpeza a seco, e esfregue com um pano. 

Livrando-se de pelos

Para completar a limpeza, uma boa fita adesiva sendo grudada e desgrudada por toda a superfície do seu sofá irá remover os pelos dos seus pets. O próprio aspirador de pó e lenços umedecidos já ajudam nesse processo, mas a fita irá retirar maior quantidade de pelos.

Pronto! Agora você já sabe como limpar o seu sofá em casa, sem depender de empresas para fazer o serviço. Gostou das dicas? Conte para nós, aqui nos comentários, como você limpa o seu sofá!

Fechar