Escritório moderno: Veja como montar em sua casa.

Entenda como montar um escritório moderno em casa!

O sonho de ter um escritório em casa se tornou praticamente obrigação com a pandemia e o home office em alta. Para quem passava a maior parte do dia em escritórios modernos fora, hoje, trabalhar em casa se tornou o habitual e, com isso, um novo cômodo surgiu nos lares de diversos brasileiros. 

Para ajudar o trabalho a render mais, é preciso uma certa atenção ao espaço do escritório. Isso porque é muito comum que as distrações da casa atrapalhem o andamento do serviço, chamando maior atenção para os pequenos detalhes que até então pareciam nem existir. 

Pensando nisso, reunimos algumas dicas para manter a decoração do espaço mais moderna e agregar maior produtividade no seu dia a dia, sem deixar de acrescentar aquele toque repleto de estilo na sua decoração. Afinal, uma boa decoração faz toda a diferença no seu bem-estar cotidiano.

O minimalismo é uma boa ideia

A decoração minimalista é famosa por não exigir muitos itens e móveis, aplicando cores sóbrias e tons amenos, tirando a distração do ambiente.

Em um escritório em casa é possível aplicar esse molde de decoração com móveis retos e apenas os itens essenciais para a execução da sua função no trabalho diário. Porta-retratos em estantes ou mesmo pendurados diretamente na parede são, sim, bem-vindos, mas a dica é manter a padronização das molduras e não misturar muitas cores.

Cores claras e uma boa iluminação embutida nos armários, nichos ou na própria escrivaninha podem ser o diferencial que transforma o seu espaço em uma verdadeira sala de negócios.

Funcionalidade acima de tudo

Para o seu dia de trabalho render, é preciso que o ambiente seja funcional. Apostar em escrivaninhas e mesas com gaveteiros pode acrescentar o compartimento necessário para guardar todo o seu material sem deixar a desorganização tomar conta. 

Organizadores de plástico, madeira ou até mesmo de metal compõem o ambiente com um toque de modernidade. As diferentes cores podem ser exploradas para que a harmonia visual torne o espaço deslumbrante, de forma a agradar até aos mais exigentes profissionais. 

Caso a sua profissão exija a visita de clientes ou fornecedores, é inteligente contar com um cantinho para que eles sejam bem acolhidos. Enquanto alguns podem preferir um sofá pequeno para compor o espaço, cadeiras e poltronas também acolhem muito bem os visitantes e transformam a área em uma sala de reunião confortável e aconchegante.

Invista na iluminação

A iluminação natural é a melhor pedida para o ambiente de home office, principalmente por tornar o espaço mais aconchegante. Mas é preciso trabalhar a iluminação de forma a evitar sombras bruscas e trazer a modernidade ao espaço. 

Como já comentamos antes, iluminação embutida dá um toque incrível e pode ser feita por fita de LED, material muito resistente e duradouro. 

Outro ponto importante de salientar é que a luz branca fria é melhor para esses ambientes pois são mais próximas à luz solar, causando menos dores de cabeça e forçando menos a vista. 

Luminárias e lustres pendentes podem sim ser uma opção, mas é preciso tomar cuidado com o exagero para não misturar demais elementos da modernidade com os clássicos ou vintage. Se a intenção for mesmo utilizar luzes pendentes, opte por lustres de cabos brancos ou pretos e sem muitos adereços ou cristais. 

Cores da atualidade

A decoração do escritório não pode se prender apenas aos itens adicionados. As cores das paredes, móveis e eletrodomésticos também devem ser pensadas para aumentar a produtividade, causar conforto e não distrair demais a visão. 

Combinar cores como o branco e o cinza costuma ser uma forma neutra que agrada aos mais tradicionais. Mas há a possibilidade de aplicar algumas cores como o amarelo em uma parede, ou optar por uma cor para colocar alguns detalhes no ambiente, como o vermelho. 

O segredo é não abusar e nem misturar demais

  • Ponto de cores 

Usar as cores com moderação é uma ótima forma para deixar o espaço vibrante de forma sutil. O segredo é não deixar o ambiente inteiro de uma única cor viva, intercalando com cores mais leves para não sobrecarregar o visual.

  • Off-white

A paleta de cor do off-white traz aquela sensação de modernidade e limpeza muito utilizada em consultórios, por exemplo. Combina muito bem com cores discretas em itens de decoração.

  • O cinza e suas vertentes

Uma das cores mais utilizadas para escritórios e ambientes de trabalho hoje em dia é o cinza, em todas as suas tonalidades. Desde o mais escuro tom de asfalto aos mais claros quase brancos, o cinza é uma cor neutra que inspira a tranquilidade e pode agregar muito ao visual do cômodo. 

Abuse das paredes

Principalmente em ambientes menores, a parede é uma aliada da decoração e da funcionalidade. Estantes e prateleiras bem distribuídas e combinando com a decoração do ambiente se transformam em pontos de decoração e agregam ótima funcionalidade para guardar arquivos, livros ou mesmo documentos que sejam importantes na sua rotina de trabalho.

Nichos também são uma ótima opção para usufruir da parede e possibilitar um toque moderno em meio ao tradicional escritório. 

A escolha dos móveis

Organizar o ambiente de forma otimizada é uma tarefa árdua, mas que resulta em ótimos frutos. Um espaço pequeno pode, sim, ser utilizado para até duas estações de trabalho, dependendo apenas do tamanho e disposição da mesa. 

Por isso, é de extrema importância se atentar aos modelos de mesas e escrivaninhas disponíveis no mercado e nunca deixar de medir exatamente a área do cômodo a ser adaptado. 

Para manter a decoração moderna, busque por móveis de visual mais “clean”, com poucos detalhes e mais linhas retas. Claro que as curvas podem ser exploradas, mas sempre com moderação. 

Plantas são bem-vindas

O toque final de todo escritório são algumas plantas decorativas que, além de deixar o ambiente mais bonito, permitem um contato com a natureza que eleva o bem-estar.

Vasos de mesa ou de chão podem ser adicionados rentes a paredes, ao lado da mesa ou em prateleiras e nichos decorativos. 

O ideal é optar por folhagens ou flores que não exalem muito cheiro, principalmente em caso de alérgicos trabalhando. E se você não entende muito de plantas, confira nossas dicas de plantas fáceis de cuidar!

Já consegue modernizar o seu escritório com essas dicas? Então junte todas essas inspirações e tenha um ótimo trabalho!

Fechar