Ideias inteligentes para a divisão de ambientes

Ambientes abertos podem ser um mantra calmante para alguns, mas quando se trata de nossas casas, a falta de privacidade e espaços indefinidos podem ser uma armadilha, em vez de uma fonte de serenidade.

 

Se você está vivendo em um apartamento com cozinha, quarto e sala de estar, todos reunidos em um, e está procurando uma maneira funcional de dividir esses espaços, continue com a gente neste artigo.

 

Reunimos as melhores soluções para você dividir e conquistar espaço. Abaixo, veja nossas ideias favoritas de divisores de ambiente para tornar sua casa tão estilosa quanto funcional.

 

Se você pensou em colocar paredes, saiba que em ambientes pequenos essa não é a melhor escolha, pelo contrário. Em vez disso, vale a pena ser criativo, usando móveis e até mesmo tecidos. Separar seus espaços é mais simples do que você imagina.

 

Repense o layout

Em ambientes integrados, o layout é fundamental. Uma mesa alta com banquetas para dividir o espaço entre as áreas de jantar e estar em sua casa é uma boa alternativa.

 

Em vez de uma mesa quadrada ou redonda centrada na sala com cadeiras de cada lado, esta peça de mobiliário é alta o suficiente para separar espaços na altura do balcão.

 

Graças à disposição dos assentos, as cadeiras são voltadas para o lado oposto para fazer com que a sala pareça duas áreas dedicadas a diferentes funções.

 

Use as cores a seu favor

Em alguns projetos, a pintura pode favorecer, assim como as cores dos móveis e objetos decorativos.

 

Use cores contrastantes para diferenciar visualmente os espaços. O acabamento deve ser marcante com móveis mais escuros que ficam entre cada cômodo branco. O contrário não é indicado, pois ambientes pequenos com paredes escuras tendem a parecer menores e sufocantes para quem mora.

 

Abrace a arquitetura

Se você mora numa casa mais elegante e moderna, mesmo que pequena, ela pode - e deve - abraçar um projeto arquitetônico.

 

Afinal, elementos arquitetônicos que utilizam vidro e/ou metal, conferem o equilíbrio perfeito para a divisão de pequenos ambientes.

 

Torne-o multifuncional

Tudo o que é antigo é novo de novo - por isso as tradicionais divisórias de ambientes, também conhecidas como "telas", estão fazendo um grande retorno.

 

Embora possam associar esses tecidos ornamentados ou telas de rattan a camarins vintage, eles são uma maneira impressionante (e versátil) de dividir um espaço.

 

Eles são adaptáveis, especialmente para aqueles que vivem em espaços reduzidos. Quando os convidados terminam uma refeição, por exemplo, é fácil usar para ocultar uma mesa bagunçada e abrir espaço para a socialização na sala de estar.

 

Separe seu espaço de dormir

Cortinas simples podem ser usadas para separar sua cama do resto do quarto, o que é especialmente útil se você mora em um kitnet. De manhã, amarre as cortinas para a exposição de luz solar natural. Quando estiver pronto para relaxar, feche-os para um espaço aconchegante perfeitamente privado.

 

Use tapetes

Para criar áreas separadas sem colocar cortinas ou divisórias, escolha tapetes diferentes que tenham um impacto visual no chão.

 

Em seu espaço, faça uma separação da sala de jantar com um tapete neutro simples para contrastar com o tapete branco do outro lado da sala (de estar).

 

Apenas certifique-se de escolher o tamanho correto do tapete ao colocá-los embaixo das mesas de jantar: Deve haver espaço suficiente para puxar cada cadeira da mesa sem sair do tapete.

 

Troque o seu sofá

Usar o sofá a seu favor é um truque de layout antigo para fazer a sala de estar parecer separada e também maior. Além disso, esta peça de mobília pode elevar seu "apertamento" a um outro nível, dependendo do modelo escolhido.

 

A dica é trocar seu sofá por um que se encaixe no "tamanho" da sua necessidade ou, caso queira economizar, faça você mesmo uma moldura de madeira para envolver as bordas da mobília antiga.

 

Apenas certifique-se de combinar a altura do seu sofá para uma aparência intencional, como uma divisória.

 

*Uma ideia equivocada sobre o sofá que precisamos abandonar é a de que um sofá deve ser apoiado contra uma parede.

 

Para casas com espaço mínimo nas paredes, deixar ele como um divisor de ambientes, pode ser sua única e mais assertiva opção.

 

Além disso, o sofá estrategicamente disposto dessa forma, incentiva um melhor fluxo, criando áreas comuns onde deve ocorrer o tráfego das pessoas.

 

Adicione um móvel que pode ter função divisora

Às vezes, as melhores divisórias estão bem embaixo do seu nariz (na forma de móveis que podem ser remanejados na sua casa). Uma bancada ou um armário podem dividir seus espaços, resolvendo várias necessidades de uma só vez e proporcionando um local extra de armazenamento.

 

Separe espaços com plantas

Uma parede de planta é uma separação visual tão boa quanto qualquer outra. Traga o exterior para dentro e obtenha áreas separadas, mantendo tudo claro e arejado.

 

Veja também ideias de como decorar/dividir com plantas grandes, como figueiras com folhas de violino e frutas cítricas bulbosas.

 

E se você estiver um pouco hesitante com suas habilidades naturais, nosso artigo de plantas de interior selecionadas por especialistas é praticamente um manual de instruções.

 

Pense também na iluminação e considere usar cortinas para dividir ambientes dentro de um mesmo espaço. Com essas dicas você vai brilhar na divisão - e integração - dos ambientes da sua casa!

Fechar