Móveis Multifuncionais para Otimizar Espaços Pequenos

Não há como escapar: mobiliar uma casa pequena nunca é uma tarefa fácil!

 

Escolher móveis para um apartamento de 30 m², 40 m² ou uma casa de 50 m² exige muito cuidado, pois a mobília errada pode tornar um cômodo já pequeno ainda mais sufocante.

 

Ao mesmo tempo, ser muito econômico com móveis para evitar encher demais uma casa pequena pode criar uma sensação de vazio e tornar o ambiente pouco confortável, frio e hostil.

 

Não há margem para erros ao decorar uma casa pequena! Tudo deve estar bem proporcionado e os ambientes devem ser definidos tendo em mente uma única palavra fundamental: equilíbrio. Descubra como!

Planeje seus espaços

A primeira coisa a fazer nestes casos é a definição dos espaços e a sua organização

 

Depois de ter escolhido o estilo que melhor se adapta a sua personalidade, você precisa pensar em como racionalizar os vários ambientes: como separar a cozinha da sala de estar ou copa, como organizar o quarto e como equipar o banheiro para fazer dele um espaço funcional e não um ambiente ainda mais apertado.

Escolha seu estilo

Quando falamos de estilo, inevitavelmente a ideia de mobiliar uma casinha não pode ser conciliada com um estilo de mobília rico e pomposo! Sufocaria o ambiente e até quem mora lá! Isso não aconteceria se você optasse por um estilo mais moderno e minimalista.

 

Para o mobiliário de uma casa pequena, portanto, a melhor opção é utilizar móveis com traços finos, altamente funcionais e simples, que dão fôlego aos espaços e reduzem a sensação de estar em um ambiente pequeno.

 

É muito importante procurar o estilo de decoração da sua casa de poucos metros quadrados baseado na praticidade, e não no esplendor! Do contrário, o risco é se arrepender das escolhas feitas em muito pouco tempo.

Use a verticalidade a seu favor

As paredes desempenham um papel de grande importância quando se trata de mobiliar uma kitnet ou apartamento de três cômodos. Quando os metros quadrados são escassos, a área útil também é reduzida. Usar as paredes como suporte para prateleiras e nichos é uma opção inteligente.

 

Em salas pequenas, no entanto, também é possível usar estantes abertas para dividir os espaços. Podem ser utilizadas para separar a entrada da sala de estar ou a cozinha da sala de estar sem sobrecarregar os quartos e deixar passar a luz natural.

 

Além disso, até um sofá pode ser utilizado como divisor de ambientes: é um dos usos mais representativos de um móvel funcional, como o sofá retrátil ou sofá-cama.

 

Invista em móveis multifuncionais

 

Para casas pequenas e apartamentos com espaço limitado, móveis multifuncionais são perfeitos! Aprenda a usá-los.

Móveis funcionais para quartos pequenos

 

Neste contexto, os móveis multifuncionais vão te ajudar a manter todos os seus objetos organizados e bem guardados, oferecendo funcionalidade.

 

1. Cama-baú

No quarto, quando os guarda-roupas já estão cheios de roupas, o que poderia ser melhor do que uma cama-baú para proteger do pó os cobertores, almofadas, lençóis e travesseiros?

 

2. Beliches e treliches

Se as crianças estão reclamando de se sentirem apertadas e sem espaço para brincar no quarto, faça algumas mudanças. Uma beliche ou treliche (a depender da sua necessidade) pode ser a resposta. 

Esse tipo de cama tem uma área na parte inferior e na parte superior. É a solução ideal para quando as crianças dividem um quarto pequeno.

Móveis funcionais para sala

3. Sofá-cama ou sofá retrátil

Se você gosta de cochilos diurnos ou precisa de uma cama extra para hóspedes em uma casa apertada, considere comprar um sofá-cama

Durante o dia, podem ser poltronas confortáveis ​​para assistir TV. À noite, elas podem reclinar-se para formar uma cama aos seus convidados.

4. Armários organizadores ou estantes multiuso

Armários verticais com prateleiras, conhecidas também como estantes multiuso, são perfeitas para armazenar livros e bugigangas se você tem pouco espaço.

As estantes também servem para fazer a divisão dos ambientes, integrando espaços e dando a sensação de serem mais amplos.

Móveis funcionais para cozinha

A cozinha é o coração da casa, é onde as pessoas adoram socializar enquanto preparam as refeições. Por isso, numa casa pequena, ela deve ser funcional.

5. Balcão de cozinha com tampo

Torne sua cozinha o mais amigável possível para essa tarefa, permitindo que o balcão da cozinha funcione também como uma mesa para comer. Com a adição de alguns banquinhos, ele rapidamente pode ser transformado de uma estação de preparação em uma mesa de jantar.

Além disso, existem opções de balcão de canto e com rodinhas, que são mais compactos e versáteis.

E todos esses modelos de balcão possuem gavetas e portas para armazenar utensílios e eletrodomésticos, otimizando ainda mais o espaço da cozinha.

Mais dicas para otimizar espaços pequenos

Existem alguns truques simples para criar ilusões de ótica que podem “adicionar” espaço em um apartamento ou cômodo pequeno, e para implementar isso, você precisa saber usar espelhos. 

Completar a decoração não só com móveis, mas também com espelhos posicionados de forma estratégica ajudarão na iluminação e sensação de profundidade dos ambientes.

Agora que você já sabe como escolher móveis multifuncionais para otimizar espaços pequenos, é só navegar por nosso site e aproveitar as melhores opções que preparamos para os mais diversos lares!

Fechar