10 plantas fáceis de cuidar e ter em casa!

Plantinhas andam muito populares na decoração e o motivo é dos melhores. Estar em contato com a natureza ajuda no bem-estar humano, aumenta a criatividade, deixa o ambiente mais refrescante e dá um visual lindo entre folhagens e flores, é claro. 

O maior problema da maioria dos lares é que as plantas acabam morrendo muitas vezes por falta de cuidados, o que leva pessoas a optarem por plantas artificiais ou simplesmente manter o espaço sem nenhuma folhagem. 

Então se você ama uma planta mas não tem muita noção ou paciência para cuidados diários, aqui vai uma lista com 10 plantas fáceis de cuidar para você cultivar dentro ou fora de casa. Mas atenção! Mesmo sendo fáceis de cuidar, as plantas ainda requerem cuidados básicos como água e, eventualmente, até uma poda simples ou troca de vaso. 

1 - Espada-de-São-Jorge

Super resistentes e com um visual lindo, as espadas-de-são-jorge não precisam de muita água e nem de sol direto, sendo uma ótima opção para ambientes internos e vai super bem na decoração do quarto

Elas podem ser colocadas tanto em vasos menores como em vasos maiores que vão direto ao chão. Há ainda muita relação dessa planta com a energização do ambiente, o que faz dela umas das preferidas das casas modernas.

2 - Jiboia (ou heras-do-diabo)

Se você se esquece de regar, esta é uma ótima opção, pois as jiboias lidam muito bem com o solo seco e pouca luminosidade. As folhas caem lindamente se forem penduradas em locais altos, como em cima do rack da sala, ou no teto do quarto

3 - Clorofitos

Além de suportarem diversos tipos de luz, como sol direto, meia sombra e sombra completa, os clorofitos não precisam de regras muito rigorosas para sobreviverem. Na decoração, é possível “brincar” com diversos tipos de vasos e vão muito bem na cozinha ou no banheiro lavabo, por conter menos umidade

4 - Pata de elefante

Uma excelente opção para compor a sala de estar, as patas de elefante tem crescimento lento, mas podem chegar a até 5m de altura! Seu crescimento depende muito do local em que estão plantadas, portanto se a decisão for uma planta menor, é só mantê-la em vaso pequeno. Porém o ideal é que seja um vaso de chão e que haja um certo espaço já que as folhas se abrem imitando um chafariz.

Essa planta é extremamente resistente e requer pouquíssima água para sobreviver, assim se for regada demais, pode acabar morrendo. 

5 - Zamioculcas

Apesar de muito fáceis de cuidar, é preciso ter atenção para não regá-las demais. Afinal, as zamioculcas são plantas que lidam muito bem com a falta de luz direta e terras secas. A decoração pode ser feita tanto em vasos menores quanto em vasos de chão, seja na área interna ou na externa.

6 - Aspargos-pluma

Se você tem uma área externa que pegue bastante sol, esta é a planta perfeita. Isso porque as Aspargos-pluma são extremamente resistentes e pegam super fácil, sobrevivendo ao sol, à chuva e tudo mais.

Além de vasos, a Aspargos-pluma pode ser plantada diretamente no solo do seu jardim ou canteiro.

7 - Suculentas

Uma das mais famosas plantas internas, as suculentas contém várias sub-espécies que alegram o ambiente sem a necessidade constantemente ser aguada. A única exigência dessas plantas é a luz natural, mas não precisa ser direta, indo muito bem em qualquer ambiente da casa, desde que bem iluminado. 

Porém há um ponto de atenção: como a variedade de plantas é muito grande, há algumas suculentas que necessitam de mais luminosidade. A dica é prestar atenção na coloração das folhas. Enquanto as folhas escuras gostam de espaços menos claros, as de folhagem mais clara preferem mais horas de luz, podendo exigir até mesmo luz direta por algumas horas.

Além de cozinhas, as suculentas vão muito bem em banheiros e escritórios, compondo o ambiente de home office.

8 - Violetas

As pequenas e lindas violetas são ideais para apartamentos sem varanda. Isso porque a planta não requer luz do sol direta para produzir suas lindas flores com as mais diversas colorações. 

9 - Orquídeas

Belíssimas e ótimas para ambientes sem luz direta, as orquídeas embelezam e perfumam os mais variados espaços. Apesar de ser bem fácil de cuidar, elas requerem uma rega constante, pois precisam de umidade para sobreviver. 

10 - Palmeira-ráfia

Outra grande querida da decoração em vasos de chão. As palmeiras-ráfia são bem versáteis, podendo ser cultivadas tanto em espaços internos como externos, desde que fique na sombra ou sob luz difusa. 

Se sua sala tiver um canto extra, esta com certeza é uma planta que irá super bem, deixando o seu espaço ainda mais aconchegante.

Com essas plantas fáceis de cuidar, você pode criar um ambiente repleto de conforto e abraçar a natureza sem a necessidade de constantes podas, adubos e troca de solo. Escolha já a que mais se adequa ao seu espaço e aproveite o contato da natureza para colher ainda mais bem-estar dentro do seu lar!

Fechar