Tipos de sofá: conheça modelos e saiba como escolher

Você está montando seu primeiro apartamento ou reformando a casa? Talvez você esteja querendo melhorar a mobília da sala ou está em busca de um sofá maior que comporte toda a família. 

Seja qual for o motivo, suas necessidades e preferências pessoais determinarão a escolha do novo sofá. Por exemplo, um sofá com braços enrolados e almofadas fofinhas satisfaz uma estética mais tradicional, enquanto designs minimalistas com linhas simples oferecem uma estética mais contemporânea.

Não sabe por onde começar ao escolher um dos móveis mais importantes da casa? Reunimos este guia de modelos de sofás para ajudar. Continue lendo para aprender sobre os diferentes tipos de sofás e descobrir como escolher um que se encaixa na sua casa.



1. Sofá tradicional

 

Na maioria dos layouts de sala de estar, um sofá padrão tem normalmente entre 1,8 e 2,5 metros de largura (incluindo os apoios de braço). Mas você não tem certeza se sua sala de estar pode acomodar essas dimensões?

 

Ao decidir onde colocar seu sofá de 3 ou 4 lugares, lembre-se de que você precisará de pelo menos 30 centímetros de espaço para transitar e para evitar a sensação de aperto. 

 

No que diz respeito à mesa de centro, procure uma que seja tão alta quanto o assento do sofá e posicione-a a cerca de 35 a 45 centímetros de distância, para facilitar o acesso a lanches e bebidas.

2. Sofá pequeno

Se você gosta da aparência de um sofá tradicional, mas quer uma opção menor, pense em um sofá pequeno. Esta versão menor oferece profundidade reduzida, facilitando o encaixe em residências menores. 

Não tem certeza se você deve escolher um sofá pequeno? Há dois fatores a serem considerados: primeiro, leve em consideração a estatura. Se as pessoas sentadas em seu sofá frequentemente encontram os pés suspensos no ar ao se encostarem, um assento baixo provavelmente seria mais confortável. 

A segunda variável é o tamanho do ambiente. Em um cômodo que não é muito largo, economizar alguns centímetros com um sofá pequeno ainda permite que você sente cerca de três convidados sem invadir muito a área quadrada do móvel.



3. Sofá grande

Abra espaço para mais alguns amigos com um sofá grande. Eles acomodam confortavelmente de quatro a cinco pessoas (e seus animais de estimação também). 

 

Os sofás grandes não são apenas ideais se você quiser mais espaço para os amigos e a família se sentarem juntos, mas também são complementos elegantes para salas de estar compridas. Outro benefício? Os sofás grandes oferecem muito espaço para pessoas altas se deitarem confortavelmente.

4. Sofá-cama reclinável

Sofá-cama reclinável 3 lugares Maria

Se você recebe parentes de fora da cidade ou amigos das crianças para festas do pijama, considere um sofá-cama. Facilmente convertidos em uma cama, eles se parecem com um sofá quando o colchão é colocado dentro, tornando-os uma opção ideal para salas de estar que se flexionam como quartos de hóspedes. 

Além disso, existem tamanhos diferentes para atender às suas necessidades (e de seus visitantes). Para o anfitrião ocasional de uma noite, um que seja grande ou queen size se encaixa no projeto. 

Se você tem espaço e quer dar aos casais um pouco mais de espaço para se espalharem, pense em um sofá-cama king size, ou disponha de um sofá-cama duplo, para maior comodidade e conforto.

Os sofás-camas reclináveis podem ter uma estrutura e colchão separados ou um tecido estofado com almofadas. Se você for usar os móveis principalmente para visitantes durante a noite, considere um colchão padrão para suporte adicional.

A sua sala de estar ou escritório em casa ocasionalmente se torna um quarto de hóspedes? Um sofá-cama pode ser uma ótima opção, uma vez que complementa perfeitamente com outros móveis e decoração no quesito modernidade. 

Para uma opção mais espaçosa ainda, tente encontrar um sofá-cama reclinável que contenha um colchão de rodízio.

5. Sofás retráteis

Versáteis e fáceis de configurar como camas, os sofás retráteis oferecem uma abordagem casual para hospedar visitantes durante a noite. Seus encostos se dobram para fazer a transição do sofá para a cama em um instante. 

 

Enquanto os tradicionais apresentam uma estrutura de madeira ou metal com um colchão na parte superior, os sofás-cama retráteis modernos têm almofadas estofadas que são integradas na própria estrutura. 

 

O resultado: eles são elegantes o suficiente para caber em qualquer sala de estar contemporânea, além de mega confortáveis.

 

6. Poltronas

 

Se você está procurando algo diferente para decorar a sala de estar, considere um estofado com encosto curvo. Com um design criativo e contemporâneo, os móveis desse estilo causam impacto. 

 

Embora não fique rente à parede, o formato estreita laços e torna o contato mais íntimo. Ideal para recepcionar convidados.

  

Poltronas Decorativas Berlim

 

Se você tem uma ideia específica para o seu sofá ideal, considere encomendar móveis personalizados, desde o tamanho, material, até o estofamento. Faça uma pesquisa para encontrar o modelo de sofá que vai morar bem com sua família de acordo com a estrutura do ambiente e também seus hábitos na sala.

 

Qual é o seu estilo de sofá favorito? Compartilhe o visual da sua sala conosco e acompanhe mais dicas para todo o lar em nosso blog!

Fechar